8/17/2010

Fragâncias



O perfume é uma mistura de fragrância de óleos essenciais e compostos de aroma, fixadorese solventes utilizados para dar ao corpo humano, animais, objetos e espaços vivos um agradável perfume.
Os compostos odoríferos que compõem um perfume pode ser produzido sinteticamente ou extraído de fontes vegetais ou animais.

Qual a diferença de uma Colônia e de uma Deo-Colônia?

O perfume é composto por:
*álcool e óleo da essência.
Sendo assim a colônia possui de 18% a 25% de concentração do óleo da essência.

E a Deo-Colônia possui de 8% á 18% do óleo da essência.
Assim você poderá comparar e saber que a Colônia tem uma fixação bem maior do que a Deo-colônia que são fragrâncias suaves, com baixa concentração de essências que trazem grande sensação de frescor.

Quanto de produto tenho que aplicar na pele para fixar melhor?

A fixação não depende da quantidade de perfume que você utiliza e sim de muitos fatores conjugados, tais como:

*Alguns ingredientes nobres combinados fazem com que o perfume fixe melhor na pele e não evapore rapidamente.

*Em regiões mais frias a fragrância demora mais tempo para evaporar e em regiões tropicais como o Brasil, a fragrância evapora-se mais rápido

*Quanto mais óleo essencial o perfume tiver mais demorada será a evaporação da fragrância.

*A durabilidade de uma fragância na pele varia de pessoa para pessoa, conforme o PH de sua pele, o que permitirá maior ou menor fixação na pele.

O que é nota de entrada, nota de corpo e nota de saída de uma fragrância?

*Nota de entrada: são as primeiras essências a serem sentidas ao borrifar o produto na pele e/ou abrir o frasco do perfume.

*Nota de corpo: são as essências sentidas na pele após 03 ou 04 horas após a aplicação da fragrância na pele.

*Nota de saída: são as essências sentidas na pele após 05 ou 06 horas após a aplicação da fragrância na pele

Conheça as seguintes categorias:
* Floral Único: fragrâncias que são dominados por um cheiro de uma flor particular; em francês chamado soliflore. (Por exemplo, Serge Lutens' Sa Majeste La Rose, que é dominado pelo rosa.)

* Floral Bouquet: É uma combinação de fragrâncias de flores diversas em um perfume, por exemplo Attar Majmua & Fancy Boquet

* Ambarino, ou "oriental": uma classe com grande fragrância ligeiramente animalic doces aromas de âmbar ou labdanum, muitas vezes combinadas com baunilha, cumaru, flores e madeiras.
Pode ser reforçada por óleos de cânfora e resinas de incenso, que trazem à mente era vitoriana imagens do Oriente Médio e Extremo Oriente.

* Madeira: fragrâncias que são dominados por perfumes woody, tipicamente de agarwood, sândalo e cedro. Patchouli, com a sua camphoraceous cheiro, é comumente encontrada nesses perfumes. Um exemplo tradicional aqui seria Myrurgiaé Maderas do Oriente ou Chanel Bois-des-Îles. Um exemplo moderno seria Balenciaga Rumba.

* Couro: Uma família de fragrâncias, que apresenta os aromas de mel, tabaco, madeira e piches em seu meio ou na base de notas e um perfume que faz alusão ao couro.

* Chypre: Significado Chipre em francês, isso inclui fragrâncias construído sobre um acordo semelhante que consiste de bergamota, musgo de carvalho, patchoulie ládano. Esta família de fragrâncias tem o nome de um perfume por François Coty.

* Fougère: Significado Fern em francês, construído sobre uma base de lavanda,cebola,cumarina e musgo de carvalho. Houbigant's Fougère Royale foi pioneira na utilização desta base.
Muitas fragrâncias de homens pertencem a esta família de fragrâncias, que é não caracterizando pela sua herbáceas e lenhosas aroma acentuado. Alguns conhecidos são bem modernos Fougères Fabergé Brut e Guy Laroche Drakkar Noir.

* Bright Floral: combinar o tradicional e único Floral Floral Bouquet categorias. Um bom exemplo seria Estée Lauderé bonito.

* Verde: uma interpretação mais moderna e mais leve do tipo Chypre, com a grama cortada pronunciada, esmagado folha verde e pepino, como perfumes. Dois exemplos seriam Estée Lauder's Aliage ou Sisley Eau de Campagne.

* Aquáticos, Oceanic, ou Ozonic: a nova categoria na história do perfume, que aparece em 1991 com Christian Dior Dune. Um muito limpo, moderno cheiro levando a muitas das modernas andrógino perfumes. Geralmente contém Calone, um perfume sintético descoberto em 1966. Também é usado para acentuar floral, oriental e amadeirados.

* Citrus: Uma família de fragrâncias, que até recentemente constituída principalmente de "refrescar" eau de cologne, devido à baixa tenacidade de aromas cítricos. Desenvolvimento de novos compostos de fragrância tem permitido a criação de primordialmente fragrâncias cítricas. Um bom exemplo aqui seria Hermès's Eau D'orange Verte.

* Fruity: com os aromas de frutas com excepção dos citrinos, como pêssego, cassis (groselha preta), manga, maracujá, entre outros. Um exemplo moderno seria aqui Ginestet Botrytis.

* Gourmand: perfumes com "comestíveis" ou "sobremesa", como qualidades. Estes contêm frequentemente notas de baunilha, tonka bean e cumarina, assim como componentes sintéticos projetado assemelhar-se o sabor dos alimentos. Um exemplo é doce Thierry Mugler's Angel. Um exemplo seria salgados jantar por Bobo, que tem cominho e curry sugestões.

Bom com tantas categorias não dá pra ficar sem o seu cheirinho, afinal quem não gosta de andar perfumada?!

Nenhum comentário: