8/20/2010

Desodorante



As variedades de desodorantes disponíveis no comércio são:
*aromatizados
*sem aroma
*com ou sem álcool ,
*com ou sem agentes bactericidas

São apresentados sob várias formas:
*creme
*spray
*roll-on.


Desodorante não deixa bactéria se alimentar
A maioria dos desodorantes nacionais tem como princípio ativo um antimicrobiano, que impede o desenvolvimento das bactérias, retardando o aparecimento de odor.

Como o desodorante elimina o odor da transpiração?

O suor produzido pelas glândulas sudoríparas é rico em substâncias orgânicas que, depois de transformadas quimicamente, servem de alimento para as bactérias.
É essa transformação que produz mau cheiro. A maioria dos desodorantes nacionais tem como princípio ativo um antimicrobiano, que impede o desenvolvimento das bactérias, retardando o aparecimento do odor.


Uma parte do cheiro de suor é causado por ácidos, principalmente o isovalérico, e por isso as substâncias básicas também podem diminuir o odor.
É o caso do bicarbonato de sódio que neutraliza o ácido formando sais que não são voláteis e, portanto, não cheiram.


Qual é a diferença entre um desodorante e um antitranspirante?

Antitranspirantes:

Ocasionam o fechamento de mais ou menos 50% das glândulas sudoríperas reduzindo a eliminação de toxinas , e podem produzir processos infecciosos nas glândulas tais como furúnculos. Muitos contém bactericidas para evitar o processo infeccioso.


Desodorante:

Não regula a transpiração. No entanto, conta com ingredientes anti-sépticos, que inibem o crescimento de bactérias na região.
A princípio, isso elimina o mau cheiro causado pelos microorganismos. Há versões sem perfume e com aromas variados – basta escolher a que mais lhe agrada. Se apresentar algum tipo de alergia ou qualquer outra reação, substitua por outra disponível no mercado.

Nenhum comentário: