8/22/2010

As estrias



As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele.

Que são formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade).

Elas afectam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças não escapam das estrias.

Locais que são comuns

--> Nas mamas

--> Quadris

--> Culótes

--> Coxas

--> Nádegas

Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno.

As principais causas :

* Engordar-emagrecer

* Crescimento rápido

* Tempestade hormonal

* Excesso de exercícios

* Gravidez

* Ressecamento da pele

Para a prevenção

Uma hidratação diária pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias.
Os cremes devem conter substâncias ativas com estas propriedades.
É preciso repor substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele.

Os princípios ativos hidratantes têm mais sucesso com os chamados redensificadores dérmicos – que fornecem colágeno e elastina à estrutura cutânea.

A pele com estria possui colágeno e elastina, mas de forma totalmente desorganizada. Por isso, é mais importante fornecer substâncias que ajudam na reorganização destas duas proteínas, para que elas voltem naturalmente à sua disposição na pele.


Tratamentos estéticos

Laser:

É um tratamento bem moderno para redução das estrias. É realizado um tipo de lixamento da pele, que elimina uma boa parte da camada superficial. Ajuda reduzir as estrias e pode acabar com aquelas mais recentes.

Ácido:

É realizado com aplicação de cremes à base de ácido retinóico que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo.
O resultado só é percebido após um ano e deve ser interrompido se a pessoa for para o sol.

Lipo:

Para alguns casos a aspiração da gordura superficial na região onde não há estrias estimula a produção de colágeno da pele, melhorando sua elasticidade.

Peeling:

Este tratamento é realizado através do lixamento da pele feito com o Skin Lifting, um aparelho italiano que promove um tipo de peeling profundo, ou dermoabrasão, devido à ação abrasiva de um jato de microcristais de óxido de alumínio.

O peeling elimina de forma suave e uniforme as camadas superficiais da epiderme. O que leva a regeneração celular, resultando no surgimento de uma nova pele.

Nenhum comentário: