10/30/2010

O efeito do mel na tua pele




Os povos da antiguidade, não buscavam no mel só energia, mas principalmente, beleza para a pele, cabelos e vitalidade.

Cleópatra, era famosa pelos seus banhos de mel, assim como a esposa de Nero, imperador romano, que aplicava em seu rosto, uma loção à base dos mesmos ingredientes, para manter seu aspecto sempre jovial.

O segredo dos gregos, era usar o mel por dentro e o óleo por fora do corpo. Na Índia, o mel era consumido como uma espécie de elixir da juventude.
Hoje em dia, o mel é ingrediente indispensável em xampus, máscaras de beleza, condicionadores, sabonetes e muitos outros produtos, devido a demanda por fórmulas cada vez mais naturais. Estudos preliminares, revelaram que o mel tem propriedades antioxidantes muito significantes. Os antioxidantes tem o papel de proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios UV, e de ajudar no rejuvenescimento da mesma.

Para revitalizar a pele, passe um pouco de mel puro no rosto previamente lavado. Com a ponta dos dedos, vá dedilhando até o mel ficar com a consistência de cola. Massageie por 15 minutos e enxágue com água fria.

Rico em proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos e enzimas, o mel tem o poder de regenerar as células e retardar o envelhecimento. Além disso, tomando uma ou duas colheres por dia, a resistência física aumenta, dando mais disposição e energia.

10/12/2010

Os benfícios da vitamina para a pele




Pode até parecer um pouco estranho, mas as vitaminas que ingerimos na nossa alimentação tem uma grande responsabilidade com a nossa pele.
Segundo especialistas, as vitaminas faz bem a todo o nosso organismo.
Confira agora a grande aliada que elas são para a nossa pele!

* Vitaminas do complexo B
Elas não são antioxidantes, mas regulam a produção das glândulas sebáceas, contribuindo para uma pele menos oleosa.

Suas fontes:
Os cereais e grãos integrais, pães, feijão, carnes magras, peixes, leite, ovos e banana.

* Vitamina C
Responsável pela manutenção de uma pele saudável, ela auxilia na cicatrização.

Suas fontes:
Está presente no abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina e tomate.”

* Vitamina E
Atua na membrana celular e tem a capacidade de reter água, deixando a pele hidratada e macia.

Suas fontes:
Nozes, óleos vegetais, pães integrais e soja.

* Betacaroteno
Converte-se em vitamina A e, portanto, restaura e constrói os novos tecidos, ajudando no tratamento da acne. Também aumenta a tolerância ao sol.

Suas fontes:
Pode ser encontrada facilmente nos vegetais alaranjados e de folhas de cor verde-escura, abóbora, agrião, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, damasco e espinafre.

Enfim nada melhor do que uma boa alimentação rica em vitamina!

10/10/2010

Troca de pele


É um engano pensar que é apenas durante o banho que damos adeus às células mortas presentes na pele, na verdade fazemos isso o tempo todo, nossos olhos é que não são capazes de captar essa importante tarefa de nosso corpo.

A cada minuto eliminamos mais de 30 mil membranas celulares, nossa pele velha vai sendo trocada por outra novinha. Eliminamos mais de três quilos de pele por ano.

Mas para onde vai todo esse lixo celular? Sabe aquela poeirinha que insiste em ficar sobre seus móveis? Parte dela vem de ambientes externos, mas mesmo se não entrasse nenhuma partícula de poeira em sua casa, ela continuaria ali, sabe por quê? As milhares de membranas celulares, que você e sua família eliminam, se depositam sobre a superfície do ambiente onde vocês se encontram.

Um pouco de anatomia

Para entender como é feita essa troca de pele, comecemos pela composição da mesma.
A epiderme é formada por duas camadas:

1) extrato córneo (camada superior da pele)
2) extrato basal (camada inferior da pele)

O extrato córneo é composto por cerca de vinte e cinco camadas de células de pele achatada e morta, que só ficam esperando a hora certa para cair. O extrato basal é onde as novas células são produzidas, e como nosso organismo executa essa tarefa sem parar, é preciso haver uma substituição. À medida que células novas vão chegando, as velhas caem para abrir espaço para elas. A média de vida para cada célula é de três a quatro semanas.


Fonte:Mundoeducação